Rádio Bom Jesus AM 1170khz
Bom Jesus do Itabapoana/RJ
Min. 17°
Máx. 28°
Minas discute Elaboração dos Planos Diretores de Recursos Hídricos das Bacias
08/11/2011

Terça-Feira, 8 de Novembro de 2011 7:09:28
Minas discute Elaboração dos Planos Diretores de Recursos Hídricos das Bacias
Em Minas Gerais existem 36 comitês de bacia hidrográfica constituídos, que correspondem às 36 unidades de planejamento e gestão de recursos hídricos existentes no território mineiro

 
 
google.com
O Instituto Mineiro de Gestão da Águas (Igam), entidade que integra o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), realizou dia (24/10) uma oficina para os planos diretores de recursos hídricos das Bacias Hidrográficas dos Rios Jequitinhonha e Pardo.

De acordo com a Diretora de Gestão das Águas e Apoio aos Comitês (DGAC), Luiza de Marillac Moreira Camargos, esta oficina iniciou a etapa de discussões em que os setores usuários explicitaram projetos, interesses e ações a serem implementados nas bacias. “Por meio de um trabalho participativo, pretendemos traçar as características da bacia, a fim de subsidiar um melhor produto que resultará nos Planos de bacia dos Rios Jequitinhonha e Pardo”, disse.

Os resultados da oficina serão consolidados e apresentados posteriormente às Câmaras Técnicas e Plenárias dos Comitês de Bacia: Afluentes Mineiros do Alto Jequitinhonha, do Médio/Baixo Jequitinhonha e Mosquito e demais Afluentes do Rio Pardo.

Planos Diretores de Recursos Hídricos

O Plano Diretor é um instrumento da Política Estadual de Gestão de Recursos Hídricos, estabelecido pela Lei 13.199/99 e objetiva definir a agenda de recursos hídricos para as bacias hidrográficas, identificando ações de gestão, programas, projetos, obras e investimentos prioritários.

Em Minas Gerais existem 36 comitês de bacia hidrográfica constituídos, que correspondem às 36 unidades de planejamento e gestão de recursos hídricos existentes no território mineiro. Estes órgãos normativos e deliberativos, cuja finalidade é promover o gerenciamento de recursos hídricos nas suas respectivas áreas de atuação, necessitam dos Planos Diretores para balizar as suas ações.

Hoje, o Estado possui 20 Planos Diretores de Bacia concluídos e oito em fase de elaboração sob a coordenação do Igam. Os demais estão em processo de contratação.

Ascom/ Sisema
Fonte:
SHOW DA MANHÃ - MARCELO RIBEIRO
09:00 as 12:59
Peça a sua música!
Envie seu Pedido Musical preenchendo todos os dados abaixo:
Atendimento
Rua Tenente José Teixeira, 147 - 1° Andar - Centro - Bom Jesus do Itabapoana/RJ
Ligue agora
(22) 3831-1570
Horário de atendimento
Segunda a Sexta de 08:00 as 18:00